Como funciona o dv; O que é DV da conta? Tire as suas dúvidas aqui!
Cartão Mercado Pago é crédito ou débito? Descubra aqui!
DV é uma sigla que significa “dígito verificador”. Algumas vezes ele também pode ser chamado de “algarismo de controle”. O dígito verificador está, normalmente, logo após o traço de algum código numérico. Mas isso ainda não responde o que é DV.
Como praticamente tudo no universo financeiro, o DV está ali por um bom motivo. Aliás, em todos os seus usos, mesmo fora desse contexto relacionado à finanças, ele é de extrema importância. Ele desempenha um papel que é fundamental para a segurança de diversas informações.
Nubank Ultravioleta é bom? Saiba tudo do novo cartão Nubank
Como o termo sugere, esse dígito é um verificador. Ou seja, sua função é verificar. Mas o que exatamente um simples dígito pode verificar? Muito mais coisas do que se pode imaginar em um primeiro momento. Mas se fosse para resumir em uma palavra, seria: autenticidade.
Isso acontece porque o DV é um instrumento utilizado para atribuir veracidade ao restante dos números informados. Dessa forma, o dígito verificador consegue garantir que os números são, de fato, autênticos. Assim, é possível aproveitar o uso do dígito para uma série de funções relacionadas a legitimidade de uma informação.
O que é DV da conta?

Quando sistemas podem ser fraudados, normalmente esse erro é explorado exaustivamente por criminosos. Então quanto mais “a prova de fraudes” um sistema for, melhor. E aí entra outra função do DV, que é ajudar a evitar que fraudes aconteçam.
Essa prevenção acontece justamente porque o dígito verificador garante que algumas informações estão corretas. Essa garantia existe através do sistema utilizado para verificar a autenticidade de um valor numérico.
Evitar erros comuns
O DV costuma ser posicionado depois de algum outro código numérico. Normalmente, para não se misturar ao próprio código, ele é separado por um traço ou por um espaço. Para exemplificar, podemos aproveitar o mesmo código de números que usamos para o exemplo anterior.
Calculando o que é DV

Outro documento com DV muito importante para empresas é o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Esse é um número que funciona como um CPF, só que para identificar empresas.
Para ajudar a entender como pode ser feito um cálculo de dígito verificador, vamos dar um exemplo. Nosso exemplo terá como base o CPF, que é emitido pela Receita Federal. Ele é um documento muito conhecido e que sempre tem DV.
Relacionados Posts
Depois é preciso somar os resultados. Ou seja, calcular 10 + 18 + 24 + 28 + 6 + 10 + 12 + 12 + 10. A soma, nesse caso, é 130. Agora, dividimos esse resultado por 11. Logo, 130 dividido por 11 é igual a 11 inteiros e mais o resto. É esse resto que interessa para o cálculo.
O cálculo do segundo DV é praticamente igual. A diferença é que agora o CPF tem um dígito a mais para ser verificado. Assim, a sequência de multiplicação começa no 11 e vai até o 2.
Assim, a multiplicação seria: 1×11, 2×10, 3×9, 4×8, 1×7, 2×6, 3×5, 4×4, 5×3, 2×2. Depois, a soma seria: 11 + 20 + 27 + 32 + 7 + 12 + 15 + 16 + 15 + 4. O resultado é 159.
Conta digital para menor de 18 anos: veja as melhores opções
Importante: a validade de um número não garante necessariamente que o CPF existe de verdade. O cálculo determina apenas o potencial. Dessa forma, empresas conseguem saber se o número informado no cadastro representa um CPF potencialmente válido.
Esperamos que você tenha gostado de entender o que é DV. Se você conhece alguém que gostaria de saber mais detalhes sobre o dígito verificador, compartilhe este artigo!
Siga nossas redes
Matrícula-DV – Cadastro do Imóvel – número de identificação do imóvel que agiliza o acesso do Saae – via computador – às informações sobre o usuário, como o nome, endereço completo, categoria da ligação, últimos consumos e possíveis débitos.
Prefeitura mobiliza jovens e adultos na Caminhada Ecológica às margens do Rio Sorocaba neste sábado (19)
Categoria – Categoria a qual se enquadra a ligação, pois o Saae de Sorocaba possui cinco categorias básicas de ligações: residencial, comercial, industrial, associação especial e associação beneficente.
Prefeitura e Saae-Sorocaba iniciam nova fase de desassoreamento do córrego Itanguá
Leitura Faturada – É a leitura faturada na conta vigente, relacionada à projeção de leitura (crédito) quando houver alguma ocorrência que impossibilite o leiturista de informar a leitura real. A projeção da leitura é a somatória da leitura anterior acrescida do consumo mínimo ou média do imóvel, de acordo com o tipo de ocorrência do referido mês.
Prefeitura de Sorocaba prossegue com ações humanitárias para atender moradores atingidos pelas chuvas
Cons. Médio Diário Litros – É o consumo médio diário em litros para o período de faturamento da conta. Ou seja, se refere ao consumo medido em m³ convertido em litros e dividido pela quantidade de dias de consumo. Ex. Consumo medido no período de 33 dias de 17m³ corresponde ao cálculo de 17 000 litros de água para o período de consumo de 33 dias: 17 000 / 33 = 515 litros médio de água por dia.
Descrição dos lançamentos – descrição dos serviços e valores em Reais (R$) relativos às tarifas de água e de esgoto e outras eventuais cobranças/descontos. O valor da tarifa de água é de acordo com o consumo medido, e a partir deste consumo é cobrado o correspondente à 92,5% da tarifa de esgoto.