Partida de lol, zantins
Para deixar as partidas mais justas, a Riot Games dividiu o sistema de classificação de League of Legends em nove: ferro, bronze, prata, ouro, platina, diamante, mestre, grão-mestre e desafiante. Desta forma, o jogador com nível mais baixo é considerado ferro, enquanto o jogador mais experiente dentro do jogo é classificado como desafiante. Para chegar até lá, no entanto, é preciso passar por todas os ranqueamentos anteriores.
Entretanto, os jogadores só podem iniciar partidas ranqueadas a partir do momento que tiverem pelo menos nível 30 e já tiverem desbloqueado 20 campeões diferentes. Isso acontece para que jogadores totalmente novatos não atrapalhem a experiência de jogadores de nível baixo, mas que já possuem algum conhecimento de League of Legends. Ao atingir estes requisitos, o jogador terá que disputar uma série de 10 partidas que servirá como termômetro para saber onde ele se encaixa melhor.
Após ser inserido em uma classificação, o que determinará quando os jogadores vão poder aumentar de nível será o Pontos de Liga (PdL). Eles são conquistados (ou perdidos) após cada partida do MOBA. Desta forma, se um jogador vencer um duelo, ele ganhará PdL. Em contrapartida, ele perderá esses pontos em caso de derrota. Por isso, eles são fundamentais para determinar se um jogador será promovido ou rebaixado no ranqueamento estabelecido pela Riot Games.
Recentemente, a desenvolvedora fez mudanças referentes ao Pontos de Liga. Isso porque, no início deste ano, a Riot revelou que alterou o sistema de pontuação após as partidas. Agora, os jogadores ganharam e perderam menos pontos após os confrontos para reduzir a possibilidade dos jogadores chegarem ao topo com mais facilidade.
Para fazer o cálculo de quantos pontos o jogador perderá ou ganhará após uma partida, a Riot Games utiliza o Matchmaking Rating (MMR). Este, por sua vez, é oculto, e serve como forma da desenvolvedora avaliar o seu desempenho durante um confronto. Entretanto, o MMR é afetado significativamente em caso de vitórias ou derrotas seguidas, podendo interferir nos companheiros que serão escolhidos para jogar com você nos duelos, já que a Riot busca sempre colocar colegas de equipe com habilidades semelhantes.
O número da habilidade do jogador que fica oculto, MMR, também serve para definir em qual lado eles estarão em um confronto. Utilizando o Matchmaking Rating de todos os jogadores, o League of Legends determina quais iniciarão do lado azul e quais iniciarão do lado vermelho. Ao contrário do que muitos pensam, no entanto, isso não acontece de maneira aleatória, mas de forma proposital para favorecer um time.
Partidas ranqueadas são porta de entrada para cenário competitivo do League of Legends

Dentro de um confronto, a equipe que tiver a maior média MMR disputará o duelo do lado vermelho, enquanto o que tiver a menor média iniciará o lado azul. Isso acontece porque diversos estudos já mostraram que o bluesite, que ataca de baixo para cima, possui diversas vantagens nas estatísticas de League of Legends, como maior média de vitórias, maior quantidade de first blood, barões e todos outros elementos do jogo.
Apesar da aparência, a câmera de League of Legends não é exatamente um retângulo, mas um trapézio. Por isso, os jogadores sempre verão mais a parte superior da tela do que a inferior. Assim, jogadores que atacam de baixo para cima (blueside) possuem maior vantagem durante os confrontos. Justamente por isso, o time considerado mais habilidoso levando em consideração o valor MMR atuará no lado "mais frágil" durante as partidas.
Classificação no League of Legends

Um dos maiores alvos de reclamação dos jogadores de League of Legends, autofill é uma ferramenta que está no MOBA onde os jogadores escolherão as posições em que gostam de jogar com o objetivo do time ser montado da maneira mais coesa possível. Ela serve, principalmente, para evitar que as filas das partidas fiquem extremamente longas e acaba se fazendo presente como um "preenchimento automático" para alguns jogadores.
Lado azul e vermelho
Apesar das críticas dos jogadores, ela se faz necessária porque nem todas as posições presentes em League of Legends possuem a mesma popularidade. Assim, acaba sendo mais fácil encontrar um jogador disposto a jogar como carregador, enquanto é mais difícil encontrar um jogador disposto a jogar na jungle. Por isso, a desenvolvedora optou por utilizar o autofill e fazer esse preenchimento acontecer de forma automática e aleatória.
Desta forma, a Riot Games se vê em uma situação em que ou opta por fazer filas longas e justas, onde todos os jogadores estão atuando em posições em que gostariam de estar, ou optam por fazer filas mais curtas, mas injustas com os jogadores, adicionando-os em rotas em que eles não se sentem confortáveis durante um confronto.
A desenvolvedora se pronuncia frequentemente sobre o assunto respondendo às perguntas da comunidade. No entanto, apesar de todas as reclamações dos jogadores, a Riot Games é categórica ao afirmar que nunca poderá eliminar esse sistema completamente. Ao invés disso, está tentando melhorar a paridade deste preenchimento, fazendo com que ambas as equipes possuas um jogador que caiu no sistema autofill, caso eles sejam colocados de forma automática no confronto.
Recompensas das ranqueadas
Jogar partidas ranqueadas, no que lhe concerne, também dá aos jogadores a possibilidade de serem premiados pela Riot Games com brindes gratuitos. Isso acontece como forma de recompensa de acordo com a classificação após o término da temporada. A desenvolvedora dá presentes diferentes de acordo com cada temporada e do próprio ranqueamento do jogador, fazendo ele ser melhor recompensado caso termine em um nível superior.
Desta forma, jogar partidas ranqueadas no League of Legends, além de melhorar o nível individual, também permitirá conquistar ícones, emotes ou até mesmo uma skin. Outro ponto que influencia na hora de um jogador ganhar uma premiação é o nível de honra que ele conquistou durante o jogo, fazendo boas partidas e sendo um bom companheiro de equipe. Assim, apenas quem conquistar nível 2 ou mais estará elegível para ser premiado.